quarta-feira, 17 de julho de 2013

Dicas de Enxoval: o que vale a pena comprar?

          Diquinhas de itens essenciais, importantes e supérfluos do enxoval, não é uma lista de enxoval, mas sim, dicas que podem ajudar sobre itens que geralmente causam mais dúvidas entre as futuras mamães.
         Primeiro acho importante levar em conta a época do ano em que o bebê vai nascer, e o clima do local pois existem itens que serão indispensáveis em alguns lugares e supérfluos em outros. Acho que para os primeiros 3 meses a maioria das roupinhas devem ser peças básicas, já que o bebê praticamente não sai muito de casa e precisa de conforto acima de tudo. As roupas que tem abertura na frente são ótimas porque não precisam passar pela cabeça, mas claro, os bodys (amo de paixão) são essenciais para qualquer bebê. Não gosto de roupas com abertura nas costas, não são práticas e são ruim de vestir.

        Para dormir, mesmo em lugar frio vale uma calça mais quentinha com uma blusa quentinha ou um macacão de mangas longas, os especialistas não recomendam colocar cobertores em crianças pequenas para dormir, na verdade, quanto menos coisas no berço melhor.
Vou citar alguns itens e falar também minha opinião pessoal a respeito do que usei. Em relação a “paninhos” vou falar destes:
Vira-manta: quadradinho de algodão usado entre o bebê e a manta para evitar alergias, pra mim, supérfluo.
Toalha de boca: paninho super útil para limpar a boca do bebê, de baba, leite, regurgitações... Essencial.
Cueiro: manta de flanela de algodão. Pode ser usado para enrolar o bebê e segundo alguns especialistas isto diminui o mal-estar das cólicas, também pode ser usado para forrar o carrinho, trocador,  bebe conforto...acho importante.
Toalhas fraldas: enxugam bem melhor que toalhas normais e são mais delicadas, agridem menos a pele sensível do bebê. Uso por muito tempo e acho essencial.
Fralda de pano: para usos variados e podem substituir outros paninhos caso precise. Acho importante e acho que umas 12 são suficientes.
Fraldas descartáveis: nem precisa comentar sobre elas, pois exceto as mamães super ecologicamente corretas que não usam, todas as outras usam ou usarão algum (ou praticamente todos) os momentos até o desfralde. Em relação as RN isso pode variar muito porque bebês gordinhos passam rapidinho pra fralda P e outros demoram bem mais na RN, eu sempre compro uns 4 pacotes e espero pra ver se vai precisar mais, para fazer as contas são mais ou menos 8 trocas por dia e a RN vai até 4,5kg em média. 
Sacos de dormir: comprei pra o Caio e adorei, ele fica bem a aconchegante e não fica caindo como as mantas ou lençóis, mas só serve para bebê pequeno, maiores ele não ficam dentro de jeito nenhum. 
Outros itens:
Babador: no começo não usa muito mas depois se tornam super importante por causa da bagunça na hora da comidinha. Como suja muito e muitas frutas são realmente horríveis pra sair a mancha, tem uns descartáveis que são ótimos, principalmente pra sair.
Lenços umedecidos: nos primeiros meses eles só devem ser usado quando o bebê sair de casa, em casa sempre algodão com água morninha mesmo. Mas depois o uso deles aumenta muito e eles se tornam muito práticos em varias situações pois além de limpar o bumbum, também uso pra limpar mãos e pés  sujinhos. Existem muitas marcas, o ideal e sempre comprar 1 pacote por vez pra testar o que gosta mais, eu testei várias marcas pra escolher as que melhor me serviram.
Pomada antiassaduras: indispensáveis. Também já usei uns alguns tipos pra testar apesar de sempre ter a minha preferida (cetrilan) mas o pediatra poderá te dar sugestões. Só aconselho testar mais de uma pra escolher. Vamos fazer um post só sobre elas. Falando em pomadas, um item para as mamães é a pomada Lansinoh, ajuda a prevenir rachaduras nos seios, pra mim não foi muito eficaz mas deve ter sido porque não usei como deveria, pois o indicado é começar a usar alguns meses antes da gestação.  
Termômetro: em algum momento você ira precisar.  Uso o digital básico, sempre embaixo do braço mesmo e funciona muito bem. Existem outros tipos cheios de “frescurinhas” mas acho que e o tipo da coisa que quanto mais básico melhor. Em relação ao termômetro de banheira comprei nas duas gestações por teimosia mesmo, porque com a Mel devo ter usado um mês e o Caio menos que isso. 
Tesoura ou cortador de unha: esses são itens que serão muito usados, pois as unhas dos bebes crescem rapidinho. Prefiro muito mais os cortadores, já usei e as vezes ainda uso as tesourinhas, mas acho que perdem logo o corte e da mais trabalho de usar, tem pessoas que acham que os cortadores deixam “pontinhas” nos cantinhos das unhas, eu, particularmente gosto mais deles.
Esterilizador de mamadeiras: acho super importante ter um, como sempre usei mamadeiras sempre precisava esteriliza-las, pra Mel não comprei esterilizava na panela, hoje não consigo imaginar como consegui viver tanto tempo sem ele, foi uma das minhas melhores compras do enxoval do Caio que não tinha usado com a Mel. O meu é da Avent e gosto muito.
Dispenser de fórmula: como já falei, uso mamadeiras com os pequenos desde sempre, então sempre precisei de um dispenser pra colocar o leite em pó na hora de sair de casa,  o da Mel e diferente e melhor que o do Caio, o dele e da Avent mas não gosto muito, veda muito bem, abre fácil, esteriliza no micro , mas a abertura da saída do leite é muito pequena da um trabalho danado pra sair. O da Mel é muito bom é da munchkin. 
Babá eletrônica: existem pessoas que acham dispensáveis, eu não vivo sem, como eles dormem no quarto deles desde o segundo mês de vida então, a babá são meus olhos e meus ouvidos lá no quartinho. A minha é da Summer e gosto muito, como comprei fora, mandei converter pra bivolt pra evitar usar transformador. Para quem vai fazer enxoval lá fora e pretende comprar babá da Summer, no site da Amazon tinha essa tabelinha que é um comparativo dos modelos disponíveis da marca (que é uma das melhores). 



 

As mamães mandem dicas e comentários do que pra vocês é indispensável na lista de enxoval.  

2 comentários:

  1. Comprei uma baba eletrônica summer nos EUA , porém nao testei no hotel ou na loja , quando cheguei em recife ela nao funcionou!! Perdi a baba, pois tentei consertar aqui e nao consegui ! Lição sempre testar o produto antes!!!! !!

    ResponderExcluir
  2. Oi Boa noite!

    Como você converteu de 110 para 220 a babá eletrônica?

    ResponderExcluir